sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Está chovendo sapos, SAPOS?

Imagina você dirigindo seu carro, e do nada cai um sapo em seu para-brisa, e de repente vários sapos acertam seu carro e a estrada começa a se encher de sapos, é sapo pra qualquer lado, você olha pro céu e vê um monte desses bichos caindo, essa é uma cena do filme Magnólia do ano de 1999.


Parece ficção, mas isso pode realmente acontecer, e já aconteceu. Calma mulheres, não gritem desesperadas não fiquem com medo de qualquer chuvinha não, esse fenômeno é muito raro de acontecer. Mas você deve estar se perguntando, por que raios um sapo estaria fazendo no céu? Realmente é difícil imaginar o porque disso. Mas a explicação é muito simples, num tornado forte costumamos a ver casas, vacas, carros e entre outras coisas voando por ai, a mesma coisa acontece quando temos uma Tromba d'água, isso é nada mais nada menos que um redemoinho que atinge a água.


Como acontece com um tornado que se forma na terra, o centro da tromba d'água é um túnel de baixa-pressão dentro de um cone de alta-pressão. É por isso que ele pega itens de peso relativamente baixo em seu caminho - vacas, trailers e carros são sugados para dentro do vácuo do vórtex. Mas como uma tromba d'água está sobre água e não sobre terra, não são automóveis que acabam sendo pegos em seu torvelinho de vento, mas água e criaturas do mar.
Quando a tempestade atinge a terra, a tromba d'água se acalma, a sua pressão cai, e assim as nuvens liberam a água que estão carregando, e a medida que a chuva cai, o vórtex vai perdendo toda a pressão, e ele libera o que quer que tenha pego em seu caminho. Algumas vezes, essa carga inclui sapos.

Espero não ter deixado vocês enojados com este post, mas sim esse é um acontecimento muito bizarro que com certeza merecia ser postado aqui no Filantropia Nerd

0 comentários :