sábado, 22 de setembro de 2012

Caça as Bruxas

No século IV até o século XVIII, tivemos uma grande caça as Bruxas. A maioria das mulheres que eram acusadas como bruxas, normalmente eram pobres que seguiam a profissão de parteira e curandeira, essas atividades indicavam que elas tinha uma espécie de poder sobrenatural.



Século IV a bruxaria é um amontado de rituais para cura. A ideia católica de adoração de santos e relíquias é instituída cm base em crenças do paganismo para atrair seus adeptos.
Século V O teólogo Agostinho de Hipona afirma que a feitiçaria e a religião pagãs haviam sido criadas pelo diabo para desviar a humanidade da verdade do cristianismo.
Século VII A igreja influencia reis a criar leis antibruxaria. A prática passa a ser não apenas um atentado contra a sociedade mas também uma heresia e um crime contra Deus.


Século XIII Começa a inquisição, como tentativa da igreja de punir os hereges e fazê-los mudar sua crença. Em 1252, o papa Inocêncio IV autoriza o uso da tortura pelos inquisidores.
Século XV Mesmo sem inquisição a Inglaterra também cria severas leis para perseguir e matar bruxas. É publicado na Alemanha o Malleus Maleficarum (Martelo das Bruxas), que ensinava a reconhecê-las
Século XVI Mesmo contrários ao papa, os protestantes europeus também partem à caça. Só na Alemanha, são executados cerca de 26 mil bruxas entre 1500 e 1660.
Século XVIII Chega ao fim a caça às bruxas. A prática da magia, porém, continuou existindo, escondida, principalmente em regiões rurais de vários países.

Praticantes de feitiçaria atuam desde a Antiguidade. Entre os séculos 15 e 17, entretanto, passaram a ser vistos como Adoradores do Diabo e caçados na Europa e na América. Apesar das milhares de execuções a bruxaria ainda sobrevive.

Esta é uma matéria da revista "Mundo Estranho" da edição de outubro, eu achei muito interessante e resolvi colocar aqui no blog, para a galera que não acompanha a revista mais acompanha o blog poder se informar sobre esse assunto legal.
Se alguém sabe mais alguma coisa sobre o assunto e deseja compartilhar ai com a galera é só deixar ai nos comentários.

0 comentários :